Mandacaru


O mandacaru é familiar a caatinga e bem consumido em nossa cidade Santaluz ,que serve de alimentos para os animais da nossa região.
Podendo atingir aos 5 metros de altura com muitos espinhos que chegam a ser queimados ou cortadas, as flores  que desabrocham ao anoitecer e ao amanhecer já começam a murchar. Seu fruto tem uma cor violeta forte. 

A polpa é branca com sementes pretas minúsculas, e é muito saborosa chegam a cerca a 30cm que geralmente brota na primavera no período chuvoso ou famoso "Fim da seca", o mandacaru é muito comum no nordeste brasileiro  e não raro.

 O Mandacaru acaba se tornando uma referência importante não só em períodos de estiagem, mas em especial, porque traz consigo elementos que se identificam bastante com a identidade de um povo que luta, resiste, nutre e frutifica as conquistas e sonhos. Nesse contexto se insere o Território Sisaleiro, espaço de compartilhamento de ações e experiências que justificam impactos importantes na vida de seus cidadãos que vão desde a comunicação  até a agricultura familiar, passando por meio ambiente, saúde, gênero, etnia, educação. Conviver, sabendo  como transformar, essa tem sido a tona do homem sisaleiro que como o mandacaru sofre com a estiagem, mas resiste lutando. 

Elementos que caracterizam esse espaço é uma planta nativa que tem água no caule e nos espinhos e pode resistir a períodos de forte estiagem no sertão, pode ser uma solução para um dos problemas que a seca traz.



Translate